O tamanho do colar deve ser decidido conforme a sua preferência e medidas corporais. Ou seja, se você quer que a corrente fique mais justa no pescoço ou mais perto do busto, você deve considerar as suas medidas para ter um colar ideal.
Na imagem acima, é utilizada como padrão a medida de um pescoço com 35 cm de circunferência. Veja que o tamanho 35 cm fica justo no pescoço e 40 cm um pouco mais abaixo, esses estilos de colares são conhecidos como gargantilha. Os tamanhos 45 cm e 50 cm ficam posicionados um pouco acima do busto feminino e são os tamanhos mais utilizados. Já a corrente com 60 cm se aproxima mais do busto podendo ficar bem em cima ou mais abaixo.
Já entendi!E agora, como faço para descobrir o tamanho ideal pra mim?
É muito simples! Veja a seguir as maneiras mais utilizadas:
Meça o seu pescoço: os tamanhos utilizados são em centímetros, 35 cm, 40 cm, 45 cm, 50 cm e 60 cm, portanto, pode utilizar essas fitas métricas mesmo que temos em casa para costura. Faça assim: passe a fita métrica em torno do pescoço, verifique o seu tamanho e acrescente centímetros conforme o estilo que você quer que a sua corrente fique. Por exemplo, se o seu pescoço mede 35 cm e você quer que fique um pouco abaixo do pescoço, escolha a corrente de 40 cm.
Dica: se você não tiver uma fita métrica em casa, utilize uma fita ou barbante e uma régua. Passe a fita em torno do pescoço, marque o tamanho, estenda numa régua e verifique o comprimento. Com uma fita você também pode posicionar na altura que queira o seu colar (mais perto do pescoço, mais perto do busto, em cima do busto).
Meça o seu colar preferido: sabe aquele colar que fica perfeito em você? Você pode utilizar ele para pedir o seu novo calor do mesmo tamanho ou para ter uma noção do tamanho que quer. Então faça assim: pegue o seu colar favorito, estenda bem esticadinho numa régua ou fita métrica e verifique o seu tamanho. Se nas opções ( 35 cm, 40 cm, 45 cm, 50 cm e 60 cm) não tiver o tamanho exato, escolha a numeração aproximada.