O relicário é um pingente tradicional e de muito prestígio no ramo das joias. Quem nunca já teve contato com um? Ele é muito utilizado em gargantilhas e geralmente guardam fotos ou então algum objeto de grande valor sentimental. Daí que vem a origem da palavra relicário, onde se guardam relíquias. Relíquias são objetos preciosos que possuem uma simbologia especial para uma pessoa, família ou até mesmo para uma nação. Por isso, devem ser guardadas com zelo, protegidos.
A tradição do relicário é antiga. No cristianismo são sagrados e servem para guardar pertences pessoais de um santo muito venerado. O relicário também vem de uma versão dos porta-joias. Na antiguidade serviam para guardar joias da família ou de um ente querido. Hoje em dia esses mesmos porta-joias tornaram-se uma relíquia para os colecionadores pois são itens que retratam a arte e o mundo das antiguidades.
Ter um relicário é muito mais do que ter uma simples joia. Por trás sempre há uma história cheia de sentimentos para quem o carrega. A atual releitura do relicário deu um ar mais moderno sem perder a sua essência que é de carregar consigo momentos e pessoas especiais em nossas vidas.